Coletividades show

Coletividades

Summary: O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.

Join Now to Subscribe to this Podcast

Podcasts:

 Teste HTTP | File Type: audio/mpeg | Duration: 4:49

Teste

 Coletividades – Ep. 05 | File Type: audio/mpeg | Duration: 1:39:16

No último episódio do ano, Coletividades fala de Trabalho no Brasil e no mundo O Brasil vive, atualmente, um cenário de estagnação do estoque de emprego formal, altas taxas de desocupação, aumento do desemprego de longo prazo e crescimento das taxas de desalento, quando a pessoa desiste inclusive de procurar um novo emprego. Nesse cenário, também aumenta a intensidade de transição da formalidade para a informalidade, e a taxa de informalidade, tradicionalmente alta no Brasil, atingiu em 2019 um pico de 45,3%. Destes trabalhadores informais, já são 17,8% os que atuam em ocupações relacionadas a aplicativos como Uber e iFood, configurando o fenômeno chamado de uberização da economia. Para conferir sentido a esses indicadores e compreender melhor os processos por trás dos números, o último episódio de 2019 do podcast Coletividades conversa com Jacob Carlos Lima, Professor Titular do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar e Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, e Felipe Rangel Martins, também docente do DS, ambos integrantes de Grupo de Pesquisa Trabalho e Mobilidades e do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidade (LEST). Além dos temas mencionados anteriormente, os pesquisadores também comentam o grande esforço de pesquisa sobre contradições do trabalho na atualidade no qual estão envolvidos, com foco em três indústrias: de software, de vestuário e automobilística. Coletividades O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.

 Coletividades – Ep. 04 | File Type: audio/mpeg | Duration: 1:01:10

Que a religião é algo muito presente na vida de brasileiras e brasileiros todo mundo sabe. Mas, para além da experiência particular de cada um com a sua fé e as suas práticas religiosas, da convivência no seu grupo religioso próximo, qual é a presença da religião, ou melhor, das religiões, na história e na configuração atual do nosso país pensado em um sentido mais amplo? Este é o tema do quarto episódio de Coletividades, com André Ricardo de Souza, docente do Departamento (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, coordenador do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política, e Breno Minelli Batista, doutorando no PPGS, com orientação de Souza. Os convidados falam sobre o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, especialmente o neopentecostalismo, e a relação desse movimento com a política e a economia brasileiras. Abordam, também, as diferentes visões econômicas, e de mundo, que emergem de conjuntos tão diferentes quanto a Teologia da Prosperidade, Teologia da Libertação e, mais recentemente, a Economia de Francisco. Coletividades O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.

 Coletividades – Ep. 03 | File Type: audio/mpeg | Duration: 1:33:25

No marco do Dia da Consciência Negra, o terceiro episódio de Coletividades traz uma conversa com Valter Roberto Silvério, Professor Titular do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, fundador do grupo de pesquisa em Relações Étnico-Raciais no Brasil Contemporâneo, que está completando 20 anos. Participa também Hasani Eliotério dos Santos, mestrando no PPGS, com orientação de Silvério. Dentre vários outros temas, os convidados falam de tensões entre Estado e Mercado na definição e implementação de políticas públicas, associando as políticas de ações afirmativas às disputas sobre o Fundo Social do Pré-Sal. Coletividades O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.

 Coletividades – Ep. 02 | File Type: audio/mpeg | Duration: 1:02:09

Novo episódio de “Coletividades” aborda ‘ideologia de gênero’ e papel da educação na prevenção da violência No Brasil, cerca de 13 mulheres são assassinadas por dia, uma pessoa morre a cada 20 horas só por ser LGBT e, em um ano, denúncias de violência sexual contra crianças passam de 17 mil, com a maior parte dos casos acontecendo dentro de casa. No segundo episódio do podcast Coletividades, Maria Aparecida de Moraes Silva e Jorge Leite Júnior, docentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, comentam esses números, contando a história dos estudos de gênero, evidenciando o equívoco e os interesses por trás da expressão “ideologia de gênero” e mostrando como, em um contexto em que é a “família tradicional brasileira” quem geralmente violenta suas crianças, a educação é fundamental para prevenir essas ocorrências. Coletividades  O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.

 Coletividades – Ep. 01 | File Type: audio/mpeg | Duration: 48:30

Primeiro episódio de “Coletividades” aborda o sistema de justiça brasileiro Podcast aborda as profissões jurídicas, o papel e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), problematizando a ideia de que haveria uma judicialização da política no Brasil, ou um ativismo judiciário. As convidadas são as docentes do PPGS Maria da Glória Bonelli, Professora Sênior do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar que vem estudando impactos do profissionalismo no sistema de justiça desde pelos menos 1995, e Fabiana Luci de Oliveira, atualmente chefe do DS, que pesquisa a relação entre o STF e a política na transição democrática brasileira desde o seu mestrado e, entre 2017 e 2018, foi Diretora de Projetos no Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça. Coletividades O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.

Comments

Login or signup comment.